"Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus". (Lc 6,12)
Jesus foi o primeiro a dar o exemplo é necessário retirar-se para está a sós com o pai, depois de longa caminhada é necessário voltar à fonte para renovar-se. Somos, pois, convidados, neste longo espaço de tempo, a captar o mistério de Cristo em sua plenitude. Agora é tempo de a semente, lançada na fonte dos tempos fortes. Nada melhor que contemplar, no silêncio da oração, o mistério da vida de Jesus em sua globalidade: suas palavras, ensinamentos, ações, atitudes para mais amá-lo e segui-lo, e, assim, podermos ter um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo. Como o nome diz, “retiro” quer dizer retirar-se, deixar um pouco as atividades de cada dia para ter um encontro pessoal com Deus na oração. O convite é “retirar-se” como Jesus, que muitas vezes, se retirava ao monte, para estar a sós com o Pai.
Quantas vezes nos sentimos cansados, desanimados em nossa fé, é sinal de que está na hora de voltar ao pai que nos sustenta. Retirar-se também é gesto de curvar-se diante dos nossos erros confiantes no perdão Divino, foi Jesus quem disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve." (Mateus 11: 28-30).
Para todos aqueles que nesses dias optaram por retirar-se em oração que tenham um grande encontro com Deus e não se esqueçam, é necessário três passos para um bom retiro: entrar só, ficar todo e sair outro.
"E, chegando à noite, estava lá sozinho". (MT 14,23) “E despedido que foi o povo, retirou-se ao monte para orar". (Mc 6,46) “Mas ele costumava retirar-se a lugares solitários para orar". (Lc 5,16)
Mauro jansem
Seminarista
Nenhum comentário:
Postar um comentário