terça-feira, 5 de abril de 2011

QUARESMA

A celebração da quaresma remota ao século IV d.C.
Nos primeiros séculos a comemoração da Páscoa não tinha um período de preparação.O historiador Sócrates em 439 d.C. nos fala pela primeira vez,de um tempo de preparação para a Páscoa,de duas ou tres semanas de duração,exceto o sábado e o domingo(Socrates História Eclesiástica 5,22,-pg.67).Ao longo dos séculos vai sofrendo adaptações ate chegarmos ao CONCÍLIO VATICANO II.
A Quaresma inicia-se na quarta feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos.São quarenta dias de oração,jejum e esmola.Quarenta dias em que devemos ser conduzidos pelo Espírito Santo,o mesmo que conduziu Jesus ao deserto(Mt 4,1).A Igreja se une a cada ano,mediante os quarenta dias da "Grande Quaresma",ao mistério de Jesus no deserto(CIC 540).Esse é o tempo favorável por excelencia .Eis o dia da salvação,como afirma São Paulo(2Cor 6,2).É um tempo de reconciliação com Deus(2 Cor 5,20).Através de momentos fortes da prática penitencial da Igreja.
Eis o tempo favorável a oração,ao jejum e a esmola,conforme os ensinamentos de Jesus no sermão da montanha (Mt 6,1-6).Devemos ter um diálogo intimo com Deus,através da oração.Somos convidados a renunciar aquilo que mais gostamos.A televisão? A novela? O celular? A internet? O orkut ?O futebol ?
Cada um sabe aquilo que mais lhe custa renunciar.Esse é o verdadeiro jejum.A esmola é a nossa generosidade para com os irmãos que devem partir do nosso coração;"Cada um dispõe em seu coração,sem pena nem constrangimento,pois Deus ama quem dá com alegria"(2Cor 9,7).
Emfim a Quaresma sobretudo através da lembrança ou da preparação para o batismo e com a penitencia prepara os fiéis para a celebração do Mistério Pascal,com a escuta mais frequente da palavra de Deus e com a oração mais intensa (SC 109)



Seminarista: LUÍS FERNANDO
Primeiro ano de Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário